terça-feira, 30 de janeiro de 2018

URUOCA CELEBRA CULTURA POPULAR DO BUMBA MEU BOI


A dança folclórica do Bumba Meu Boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. Pensando nisso, o Governo Municipal de Uruoca (Kilsem) por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Juventude e do Desporto (Orlando Lima) realizaram neste domingo,28, na praça de eventos, uma grande comemoração e celebração ao Bumba meu boi ou boi-bumbá. A tradicional festa é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais, que giram em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi, levando muita alegria a milhares de pessoas.

O evento contou com a participação do grupo “Boi Estrela” da cidade de Massapê. O objetivo é contar a história sobre a morte e ressurreição do boi de um jeito criativo. Para isso, o grupo passou pelas principais ruas da cidade e em seguida, uma apresentação.

A essência da lenda enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama, e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas. Em 2012, o Bumba Meu Boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Embora registrado pela primeira vez em Pernambuco, ele se espalha pelo país com diversos nomes e manifestações, adquirindo ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. No Ceará ele pode ser chamado de boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi.

O prefeito Francisco Kilsem comemora a realização do evento. “O incentivo à cultura é primordial. O Bumba Meu Boi faz parte do Patrimônio Imaterial e da riqueza da cultura popular e a gente fica contente porque é um momento muito importante para todos". Ressalta o gestor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário