sexta-feira, 3 de abril de 2015

BRASIL REGISTRA DEMISSÕES EM MASSA

A estimativa atual é de que o país pode terminar 2015 com mais de 1,2 milhão de desempregados, no mínimo. Mas, ocorre que na realidade, o número de desempregados para o início do ano já é o dobro do ano anterior e, consequentemente, o resultado final, pode passar de 3 milhões de desempregados até Dezembro de 2015 e piorando cruelmente para 2016.
O nível de desocupação cresce no país, algo decorrente não só da Operação Lava-Jato e da suspensão de pagamentos da Petrobras a fornecedores, como quis minimizar o ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao divulgar o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro. Os dados apontaram o fechamento de 84 mil postos de trabalho apenas no primeiro bimestre do ano.
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a taxa de desocupação passou de 5,1% em fevereiro de 2014 para 5,9% no mesmo mês de 2015. “O desemprego no país segue em alta no início do ano e registra, pela primeira vez desde 2011, queda no rendimento dos trabalhadores”, aponta a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do instituto. Até o fim do ano, deverá subir ainda mais. Há quem estime que poderá atingir até 8%.
Os mais afetados pelo desemprego até agora, segundo o IBGE, são mulheres e jovens. Enquanto para homens, o desemprego passou de 4,7% em janeiro para 5% em fevereiro, entre as mulheres subiu de 6% para 6,9%. E para jovens entre 16 e 24 anos, o índice é ainda mais alarmante: saltou de 11% em dezembro para 16,1% em fevereiro.
Via; SCF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário